TROCAS ORGÂNICAS

registro autoral a partir de uma vivência familiar

Patacho-25.jpg

Durante os últimos 5 anos, criamos registros fotográficos da nossa família que resultaram no livro "Retratos pra Yayá", publicado em dezembro de 2016. Nossa preocupação maior dentro deles sempre foi capturar, com envolvimento e naturalidade, aquilo que somos nas relações com o outro e consigo mesmo. Ao longo do tempo, elaboramos um estilo que conjuga registros documentais com retratos feitos à moda antiga, com toda interação e entrega necessárias. Uma linha de trabalho que busca extrapolar os limites de um álbum de família convencional que desconsidera a riqueza das emoções e vivências familiares. 

b.jpg

Nosso 2017 será dedicado a levar esse mesmo olhar para outras famílias; aquelas que queiram compartilhar conosco alguns dias da sua vida, seja no aconchego do seu lar, seja numa viagem mais ou menos distante. O necessário é estar disposto a parar sua rotina corrida e, na calmaria do nosso encontro bagunçado, permitir-se estar despreocupado e à vontade. Dentro deste estar junto – nossa família da sua -, o nosso objetivo será retratar a intimidade das suas relações, aquelas sutilezas dos toques, olhares, expressões corporais características e únicas que escapam ao tempo embora mereçam ser guardadas na memória.

FAQ

Como as Trocas funcionam na prática?

A ideia das Trocas é pautada na convivência; na troca de experiências, na abertura ao outro. A partir do momento em que chegamos à sua casa, estamos dispostos a cozinhar juntos, passear, criar brincadeiras para crianças e conversar, não necessariamente sobre a fotografia ou maternidade/paternidade; temos certeza que temos um mar de coisas em comum :D Enquanto passamos o tempo juntos, de vez em quando, de modo muito natural, orgânico, um de nós pega a máquina e sem interromper o fluxo da vida, registra aquilo que está presenciando. As vivências costumam durar de 2 a 4 dias e tem para nós o peso de um projeto. 

Minha casa é pequena. Fico preocupado com a hospedagem de vocês. Não seria possível vir somente um de vocês para realizar este trabalho?

Com sua doçura, espontaneidade, curiosidade ingênua, com a busca incansável pelas brincadeiras ou então sua fragilidade, que por conseqüência expõe também nós, adultos, as crianças quebram qualquer gelo e rapidamente estabelecem um diálogo afetivo de aceitação. Sua presença é portanto fundamental neste processo. Enquanto à hospedagem, não precisa se preocupar. Somos bastante flexíveis; adeptos de barraca e cama compartilhada; dormimos felizes em qualquer cantinho. 

E caso queira adquirir a vivência com intuito de registrar as férias da minha família, como fica a questão da hospedagem?

O ideal seria ficarmos no mesmo local, mas entendemos que nem todo mundo aluga uma casa para passar suas férias. Mas calmaí, qualquer situação tem uma solução. Nós somos adeptos de diálogo e nossa vontade em praticar as trocas é imensa. Mas lembre-se, mais cedo você expressa sua vontade, melhor, pois teremos mais tempo para nos organizar.

Vocês falam dos registros da intimidade; isso quer dizer que vão invadir nosso chuveiro na hora do banho ou a cama ao acordar? 

A intimidade não se reduz à exposição da nudez. Pelo contrário, ela tem muito mais a ver com a exposição da fragilidade, da imperfeiçao humana do que com o ato de tirar a roupa. Nunca, em condição alguma, vamos priorizar a imagem às relações humanas. Além disso, são sempre nossos anfitriões que definem os limites. Nunca abrimos uma porta fechada.

IMG_1630.jpg

FAQ

Quais são os produtos entregues?

No mundo em que reinam as quantidades, nós damos preferência à qualidade do registro, à sua profundidade afetiva, por isso os números não são rigidamente definidos.

Após uma palhinha digital para matar a curiosidade, cada família adquire um livro produzido a partir da vivência. Os livros, inspirados nos livros de fotografia, vão contar com uma direção de arte pautada na experiência, sua simbologia e ambiente. O livro é o fechamento do projeto, sua conclusão, um presente para o futuro. Para os interessados em apreciar as imagens na parede, elaboramos projetos para a impressão Fine Art em papeis especiais em diversos tamanhos. 

Quem escolhe as fotos que vão compor o livro?

O diferencial das Trocas é o seu caráter autoral. Todas as imagens entregues são escolhidas por nós. Na composição do livro levamos em consideração a força de cada imagem e a harmonia do conjunto. A(s) foto(s) para impressão são escolhidas por você a partir de uma sugestão compositiva nossa. 

Qual é o valor do investimento?

O tempo das Trocas é de 2 a 4 dias. O valor inicial, de 2 dias, é de R$1.800,00. O valor do livro e das impressões varia conforme o projeto e a disposição de investimento de cada um. Não somente o tamanho, mas também o tipo de papel, o projeto da capa e acabamento são as possíveis variáveis. 

IMG_5054.jpg

Caso queira saber mais a respeito das Trocas Orgânicas, consultar nossa disponibilidade, marcar um skype para nos conhecer melhor ou dividir com a gente alguma reflexão, mande-nos uma mensagem através do formulário abaixou ou escreva direto para o e-mail: panoptesfotografia@gmail.com. 
Podemos nos falar também via tel./whatsapp: 61 98299-1066. 
Será um prazer conhecer sua família e vivenciar esta experiência contigo!

Name *
Name